Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Jovens estão ficando surdos!

Um novo estudo do “Journal of the American Medical Association” desta semana relata que um em cinco adolescentes norte-americanos apresentam atualmente perdas auditivas.

Isto significa que ouve uma elevação de 30 por cento do que os estudos apontavam há 15 anos atrás.

Adolescentes com perda auditiva não entendem adequadamente o que se fala. Ainda assim, mantém a exposição auditiva a iPods e outros tocadores de MP3, que são, na verdade, o fator mais importante de causa deste distúrbio.

Quanto sabemos, de fato, a respeito do uso constante de tocadores de música portáteis? Será que existem outros fatores, como, por exemplo, o ruído ambiente das grandes metrópoles, para afetar a audição dos jovens?

Há muito para entender, ainda. Mas uma coisa é certa: o que se vê de jovens conectados em tocadores de músicas caminhando por todos os lugares é algo admirável, nos dias atuais e, mesmo com as advertências escritas nos manuais e nos próprios programas que controlam os aparelhos, as pessoas costumam desrespeitar livremente os chamados “limitadores de volume” que, de certa maneira reduziriam os riscos de surdez para quem use esses aparelhos.

Deveria haver um mecanismo limitador obrigatório em cada aparelho de escutar músicas ou derivados, para poupar o ouvido das pessoas, já que não é hábito respeitar os limites do próprio organismo.

A propósito: o estudo é norte-americano, mas não exclui a população de nenhum país ocidental de características consumistas, afinal, todos estamos expostos às tentações do mundo capitalista, que não é mau. Nós é que costumamos ter atitudes exageradas.

Nenhum comentário: