Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Estresse na infância aumenta o risco de doenças autoimunes na vida adulta...

O estresse, seja ele de natureza física ou mental, é composto por um conjunto de reações fisiológicas que se demasiadas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio de nosso organismo.

Em um estudo amplo, as adversidades na infância aumentaram o risco para o desenvolvimento de doenças autoimunes na vida adulta.Este tipo de doença é ocasionada pelo sistema imunológico, ou seja, os mecanismos de defesa do corpo humano, desenvolvidos para defendê-lo de agentes agressores, passam a lesar os orgãos do próprio corpo.

Pesquisadores avaliaram as hospitalizações decorrentes de doenças autoimunes presentes nos registrso de 15.357 adultos (idade média:56 anos) entre 1995 e 2006.

Os eventos adversos na infância (EAI) incluíram abuso físico, sexual, emocional e disfunções no ambiente doméstico, por exemplo, violência, abuso de drogas, doenças mentais, divórcio entre os pais, entre outros.A gravidade dos EAI foi quantificada entre 0 até 8 pontos.

Cerca de 20 doenças autoimunes foram pesquisadas como diabetes do tipo 1 ou doenças reumatológicas.Os autores do estudo concluíram que os indivíduos com 2 ou mais pontos para EAI, quando comparados aos que não tiveram nenhum ponto para estes eventos, apresentaram um risco mais elevado para o desenvolvimento de doenças autoimunes (70% a 100%), de acordo com os diversos subtipos destas doenças.

Os autores do estudo afirmam que a causa desta associação ainda é incerta.O desencadeamento de processos inflamatórios e psicológicos podem ser o elo de ligação entre EAI e as doenças autoimunes.

Nenhum comentário: