Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Estudo associa consumo de chá a um maior risco de artrite.

Mulheres que tomam chá regularmente podem ter maior risco de desenvolver artrite reumatoide - doença inflamatória e dolorosa das articulações -, segundo estudo da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos. Avaliando dados de 76 mil mulheres com idades entre 50 e 79 anos e acompanhadas por 15 anos, os pesquisadores descobriram que a bebida pode não ter apenas benefícios para a saúde, como sugere diversos estudos: o consumo diário de qualquer quantidade de chá estaria associado a um aumento de 40% no risco de ter a doença reumática.

Apresentados nesta semana na Liga Europeia contra o Reumatismo, os resultados indicaram que aquelas que tomam pelo menos quatro xícaras de chá por dia podem ter até 78% mais chances de ter a doença do que aquelas não que não ingerem a bebida. De acordo com os autores, os efeitos não foram os mesmos para o consumo de café e não houve diferenças em relação ao tipo de preparo do café ou se ele contém ou não cafeína.

“É surpreendente vermos tais diferenças nos resultados entre os bebedores de chá e café. Isso nos faz perguntar o que há no chá, ou no método de preparo do chá, que causa o aumento significativo no risco de desenvolver artrite reumatoide”, destacou o pesquisador Christopher Collins. O especialista, no entanto, não recomenda que as pessoas mudem seus hábitos de consumo de chá baseados na pesquisa, pois, além de os riscos permanecerem “muito pequenos”, a bebida pode trazer benefícios para a saúde.

fonte: blogsaúde

Nenhum comentário: