Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de março de 2010

Por que a vontade de comer doces é mais forte em algumas pessoas do que em outras?

A vontade de comer doces está diretamente ligada ao aumento da produção de serotonina, um hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Quando estamos tristes ou os níveis deste hormônio estão em baixa em nosso organismo, sentimos vontade de comer alimentos doces.

É por que açúcar estimula a produção de serotonina no organismo, por isso comemos mais guloseimas quando estamos tristes. O organismo de uma pessoa que tem mais dificuldade de lidar com as emoções sofre mais alterações nas taxas de liberação de serotonina, o que faz com que seu organismo sinta maior necessidade de repor as doses do hormônio, daí o fato de algumas pessoas sentirem mais vontade de comer doces do que outras.

Bala de colágeno controla a compulsão por doce?

Rica em proteína, a bala também tem em sua composição o triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. As substâncias da bala também têm o poder de fazer com que o corpo produza um hormônio chamado PYY, que manda uma mensagem ao cérebro, dando a sensação de saciedade, podendo ajudar a controlar a gula por doces.

A garcínia diminui a vontade por doces?

Esta planta carrega doses de uma substância chamada de ácido hidroxicitrato (AHC), considerado um redutor natural de apetite (semelhante ao ácido encontrado no limão e na laranja).

Por outro lado, o AHC também tem a capacidade de estimular a liberação da serotonina, que desperta dá a mesma sensação de prazer que o doce nos proporciona. A garcínia pode ser consumida em forma de chá ou cápsulas.

Gotas de cacau funciona para reduzir a vontade por doces?

O produto, que se assemelha a gotinhas de chocolate, promete reduzir a compulsão por doces e gorduras. É composto por 50% de cacau orgânico, por Cromo, mineral que equilibra os níveis de açúcar no sangue, evitando os picos de fome, e por cafeína, um estimulante que ativa o metabolismo.

Ele não tem açúcar na sua composição, podendo ser usado por diabéticos, desde que seja prescrito pelo endocrinologista ou pelo clínico geral.

Existem alimentos que ajudam a diminuir a vontade de comer doces e diminuem a ansiedade, já que possuem propriedades que agem nos níveis de açúcar do sangue e são ricos em substâncias como o triptofano, que agem na produção de hormônios como a serotonina, responsável pela sensação de prazer que os doces causam, por isso devemos incluí-los em nossas refeições.

São eles: aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral, castanha do Pará. É preciso cuidado com os excessos de doce no organismo, pois, uma vez desregulado seu processamento, torna-se difícil ajustá-lo na mesma medida de novo. Doenças como diabetes, hipertensão, colesterol, e principalmente a obesidade estão diretamente ligadas ao consumo de doces.

Nenhum comentário: