Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Animais Domésticos

Exposição a cães e gatos durante a infância foi correlacionada a menor risco do desenvolvimento de alergias. Ainda não foi esclarecido se isto se deve ao escape seletivo de animais de estimação por famílias com antecedentes de alergias. Os efeitos da posse de animais de estimação na idade adulta são desconhecidos.

Pesquisadores publicaram, recentemente, no The Journal of Allergy and Clinical Immunology, um estudo em que procuraram avaliar a associação entre possuir cão ou gato na infância e na idade adulta jovem e o desenvolvimento de atopia em uma coorte populacional de nascimento de 1037 pacientes.

Possuir cães ou gatos entre o nascimento e os nove anos de idade e entre as idades de 18 e 32 anos foi relatado. Prick tests cutâneos a alérgenos comuns foram realizados aos 13 e 32 anos.

Não houve evidências de que famílias com antecedente de atopia evitaram ter animais de estimação. Houve interações significativas de gato por cão para o desenvolvimento de atopia tanto na infância quanto na idade adulta. Crianças que possuíram tanto gatos quanto cães apresentaram menor tendência de serem atópicas aos 13 anos.

Viver com apenas um destes animais não foi fator protetor contra atopia. Entre pacientes que não eram atópicos aos 13 anos de idade, ter um gato ou cão na idade adulta associou-se a menor risco de nova atopia aos 32 anos. Esta associação não foi significativa apenas entre pacientes com antecedente familiar de primeiro grau positivo para atopia. Estes efeitos foram independentes de uma variedade de fatores potenciais de confusão.

Os pesquisadores concluíram que há uma interação sinergística (um aumenta o efeito do outro) entre a exposição a gatos e cães, associada a menor risco de desenvolvimento de atopia na infância e na idade adulta jovem.

Nenhum comentário: