Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Pequisas sugerem que fé pode auxiliar na cura.

A recuperação de pacientes com câncer está diretamente relacionada à sua religiosidade. Este é o resumo dos resultados de um estudo realizado na Universidade de São Paulo, divulgado há pouco tempo.

Os pacientes que têm uma crença religiosa se mostram mais confiantes para lutar contra a doença.

O trabalho ouviu 12 voluntários em tratamento e 11 especialistas em oncologia,em uma cidade do interior de São Paulo.

Até mesmo os profissionais de saúde entrevistados dão maior importância para a religião com relação à melhora dos pacientes. A maioria acredita que a fé ajuda a superar um problema mais grave.

É possível que o sistema imunológico desses pacientes seja mais resistente e, talvez por isso, eles apresentem melhoras mais satisfatórias.

Outro estudo, desenvolvido no Canadá, releva que a fé é um grande auxiliar contra a ansiedade e a depressão. Ele prova que pessoas religiosas são menos angustiadas e sentem menor culpa com relação aos próprios erros.

Os cientistas notificam que há uma enorme ligação entre as crenças religiosas e a atividade de uma parte do cérebro chamada de córtex cingulado anterior.

Mas os estudos estão, ainda, em desenvolvimento e deverão trazer à luz muitas outras informações para nós sobre este estimulante tema.

Nenhum comentário: