Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Menos anos de estudo pode significar piores sintomas de asma

Pessoas com mais tempo de estudo sofrem menos de asma, segundo estudo canadense publicado na revista científica Respiratory Research. De acordo com os pesquisadores do Hospital do Sagrado Coração de Montreal, ter menos que 12 anos de educação formal está associado com piores sintomas da doença respiratória.

Avaliando a severidade da asma em um grupo de 871 pacientes, os pesquisadores descobriram que “o menor nível educacional estava associado com pior controle da asma, maior uso dos serviços de saúde de emergência e pior auto-eficácia da asma”. Segundo os especialistas, pacientes com menos de 12 anos de educação formal seriam 55% mais propensos a relatar uma visita ao setor de emergência motivada pela asma no ano anterior à pesquisa.

Os pesquisadores sugerem que uma menor escolaridade, frequentemente, é marcador de menor status socioeconômico, o que poderia explicar essa relação. Em nível individual, essas pessoas são mais propensas a ter comportamentos ruins para a saúde, como fumar e estar acima do peso, além de estarem mais expostos a alérgenos, como baratas, fumaça do cigarro, mofo e poluição urbana. Porém, os autores defendem que mais estudos são necessários para o desenvolvimento de abordagens que melhorem os sintomas de asma nesses pacientes.

Nenhum comentário: