Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Gastrite: sintomas!



Gastrite significa inflamação da mucosa do estômago e deve ser descrita de acordo com critérios histológicos, ou seja, mesmo que o seu diagnóstico seja sugerido por sinais ou sintomas clínicos, radiológicos ou mesmo endoscópicos, a confirmação final só deve ser feita através do exame microscópico. O que acontece muitas vezes é que durante uma endoscopia os sinais são tão exuberantes que o exame histológico (biópsia) é dispensado para uma segunda etapa de controle do tratamento.

É um termo usado para descrever um grupo de condições que tem em comum a inflamação do estômago, frequentemente resultado da infecção pela mesma bactéria11 que causa a úlcera no estômago - o Helicobacter pylori.

A gastrite pode ser erosiva, não erosiva, aguda ou crônica.

A diferenciação em gastrite1 aguda ou crônica é feita através da visualização, no microscópio, da presença de células específicas que identificam a presença de inflamação aguda ou crônica.

A gastrite1 pode acontecer de repente (gastrite1 aguda) ou ir se desenvolvendo lentamente (gastrite1 crônica). Em alguns casos, a gastrite1 pode estar ligada às úlceras do estômago e aumentar o risco de desenvolver câncer gástrico. Para a maioria das pessoas, entretanto, ela não é um problema sério e melhora rapidamente com o tratamento.

Os sinais e sintomas incluem:

Sensação de queimação, dor ou indigestão na região superior do abdome que pode melhorar ou piorar com a alimentação
Náuseas
Vômitos
Perda de apetite
Sensação de plenitude gástrica depois da alimentação
Aumento dos gases ou sensação de inchaço no estômago
Perda de peso
Os sintomas mais comuns na gastrite1 aguda são náuseas, queimação ou desconforto no abdome superior. Já a gastrite crônica, é mais comum a dor, plenitude gastrite ou perda de apetite. Para muitas pessoas, no entanto, a gastrite1 crônica não causa sinais6 ou sintomas.

Nenhum comentário: