Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pernas inquietas podem ser uma manifestação de doença intestinal, diz estudo.

A síndrome das pernas inquietas – doença neurológica marcada pela insistente "necessidade" de movimentar as pernas – pode ser manifestação de uma doença inflamatória intestinal chamada doença de Crohn, segundo estudo americano publicado este mês na revista Inflammatory Bowel Disease.

De acordo com os autores, não havia evidências de que distúrbios no sistema nervoso central, como a síndrome das pernas inquietas, poderiam ser manifestações extraintestinais da doença de Crohn. Porém a nova pesquisa, que incluiu 272 pacientes, indicou uma associação significativa entre as duas condições.

As análises indicaram uma incidência de síndrome das pernas inquietas em pacientes com a doença inflamatória intestinal de 43%. A prevalência do problema neurológico foi de 30% nos pacientes, e de apenas 9% nos esposos. E, comparados àqueles que não tinham pernas inquietas, os pacientes com o distúrbio neurológico tinham maior média de idade (46,8, contra 42,6 anos), maior comprometimento do intestino delgado (78%, contra 66,7%), mais anemia anterior (49%, contra 33%) e menos comprometimento do cólon.

Os resultados indicaram que em quase 92% dos pacientes a síndrome das pernas inquietas começou durante ou após o diagnóstico da doença inflamatória intestinal. E mais de 44% daqueles que apresentavam as duas condições afirmaram que havia uma relação entre a melhora dos sintomas das pernas e dos sintomas da doença e Crohn.

Embora o estudo não tenha apontado os mecanismos dessa relação, e os autores destaquem que mais pesquisas são necessárias, eles acreditam que a explicação possa incluir os mecanismos comuns entre as duas condições – "ambas estão associadas à deficiência de ferro, inflamação e crescimento bacteriano excessivo".

Nenhum comentário: