Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"Barriga de chope" não depende do quanto, mas de como se bebe, diz estudo.

A chamada “barriga de chope” não depende tanto da quantidade de álcool que você consome, mas de como você bebe, segundo estudo apresentado esta semana no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia. De acordo com os autores, quem bebe muito em um só dia no mês parece ter maior circunferência de cintura do que aqueles que bebem em maior quantidade no mês, mas dividindo em vários dias. Em pesquisa com 28,5 mil pessoas na meia-idade, os voluntários que bebiam 80 gramas de álcool de uma só vez pelo menos uma vez por mês tinham circunferência da cintura maior do que aqueles que tomavam a mesma quantidade no decorrer de uma semana.

Os pesquisadores destacam que o tipo de bebida não afetaria os riscos de ter maior circunferência da cintura, ou seja, tomar cerveja não aumentaria mais a barriga do que o consumo de vinho ou licor. A quantidade consumida não teria influência no peso do homem, além de ter pouco efeito sobre o peso das mulheres. E, apesar de aqueles que bebem em excesso de uma só vez terem maior circunferência da cintura, isso não significa que eles sejam mais pesados do que pessoas que não costumam exagerar.

Baseados nos resultados, os autores alertam que a obesidade abdominal é um fator de risco para diabetes e doença cardiovascular. “As descobertas de que a bebedeira é associada à obesidade abdominal é importante para nosso entendimento da relação entre o excesso de bebida e essas doenças”.

Nenhum comentário: