Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A diferença entre o bom e o mau colesterol.

O colesterol é uma substância necessária ao nosso organismo, mas quando suas taxas no sangue se elevam, tornar-se um perigoso fator de risco. Ele é o resultado do metabolismo das gorduras saturadas com algumas subdivisões, sendo duas importantes: HDL, o bom colesterol, e LDL, o mau colesterol. O nível do LDL pode estar elevado por dois fatores principais: o genético e a dieta. O fator genético é o mais importante, porém dietas inadequadas também elevam o coleterol ruim.

A maior parte do colesterol é fabricada pelo próprio corpo, cerca de 70%, no fígado, enquanto que apenas 30% provém da alimentação. Existem pessoas que já nascem geneticamente destinadas a serem grandes produtoras dessa substância. O colesterol pode não ter nada a ver com excesso de peso, pois indivíduos magros podem ter níveis de colesterol alto. O colesterol só existe nos alimentos de origem animal entre os mais ricos em gorduras saturadas temos: carnes, frutos do mar, miúdos, gema de ovo, leite e derivados, lingüiça, salsicha, salame e presunto, enquanto os óleos e azeites comuns não têm colesterol.

O bom colesterol é fundamental para a vida porque faz parte da constituição da membrana celular (capa que revestecélulas dos tecidos) e constitui-se em matéria prima para a fabricação da bile, dos hormônios e da vitamina D e seu excesso é que o torna danoso. No sangue ele pode estar livre ou fazendo parte das chamadas lipoproteínas (aglomerado de colesterol, proteínas e gorduras que circulam pelas artérias e veias). O LDL é o que participa da formação das placas de gordura (aterosclerose) que obstruem artérias.

Os alimentos funcionais elevam o colesterol bom diminuindo o ruim. Para reduzir o colesterol é preciso comer mais fibras, frutas com casca e verduras, cereais, grãos, aveia, alimentos integrais, soja e maçã. É importante eliminar o consumo de maionese, preparações a base de coco, bolachas recheadas e alimentos cremosos. Outra dica importante é ler com atenção os rótulos dos alimentos e evitar os que contêm gorduras saturados e hidrogenadas e comer alimentos mais grelhados e cozidos.

Nenhum comentário: