Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Gripe H1N1



A Secretaria da Saúde do Rio confirmou nesta quarta-feira mais quatro mortes causadas pela gripe suína - como é chamada a gripe A(H1N1). Entre elas estão duas crianças. Com isso, o número de mortes no Estado chega a cinco; em todo o país são 29, desde 28 de junho.

A Secretaria da Saúde de São Paulo também confirmou novas mortes causas pela doença, elevando para 12 o número de vítimas no Estado.

Só para lembrar:

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe suína é causada pelo vírus influenza A (H1N1) que não havia circulado antes entre seres humanos. Não há informações de pessoas que foram infectadas pelo vírus ao ter contato com porcos ou outros animais, e não se sabe qual a localidade de origem do vírus.

O influenza A da gripe suína já se espalhou por todas as regiões do mundo, atingindo principalmente a América do Norte. Os Estados Unidos concentram o maior número de casos e de mortes, seguido pelo México --considerado o epicentro da doença.

No dia 11 de junho, a OMS anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade.

Nenhum comentário: