Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Emoções Primárias

São assim chamadas por serem inatas e por estarem diretamente ligadas à vida instintiva, à sobrevivência. Entre elas temos a Emoção de Choque - é a chamada reação catastrófica de Goldstein, caracterizada por espanto ou susto e desencadeadas por situações que representam ameaça evidente.

Haverá grande participação física, como por exemplo, a concomitante contração generalizada dos músculos flexores, sendo possível adotar-se uma atitude regressiva fetal, vasoconstrição periférica, palidez da face e esfriamento das extremidades, brevíssima parada dos movimentos respiratórios e batimentos cardíacos, logo seguida de acele-ração compensadora.

Pode haver atitude de pânico, ora com tendência à fuga desatinada, ora com imobilidade.Temos ainda, entre as primárias, a Emoção Colérica. Acontece como uma atitude dirigida à anulação de um objeto representado como incômodo, contrário à nossa inclinação natural ao prazer. Há, neste caso, reação agressiva contra o estímulo externo responsável pelo desconforto ou contrariedade.Finalmente temos a Emoção Afetuosa.

Trata-se de uma expressão de tranqüilidade e bem-estar, com tendência à lassidão, seguida de ampliação dos movimentos respiratórios e redução numérica dos batimentos cardíacos, desencadeada em reação ao apreço para com algum objeto ou situação que representa o prazer. É uma inclinação de fusão do eu com o mundo, ou no mundo.

Essas são três primárias, integrantes do patrimônio afetivo básico ou original. As duas primeiras se acham a serviço da sobrevivência individual e, portanto, ligadas ao instinto de conservação, ao passo que a última relaciona-se com a inclinação ao prazer.

Como deduz-se, essas Emoções Primárias têm uma íntima relação com a modalidade material de valorizar a realidade. São primitivas e denotam uma surpreendente vulnerabilidade do sujeito aos objetos.

Na interação interpessoal, tomando-se por base o ditado já citado e segundo o qual "quem está bem consigo não se deixa incomodar pelos demais", percebemos que as Emoções Primárias podem refletir algum desconforto da pessoa em relação à si mesmo.

Excluindo-se a Emoção Afetuosa e não havendo provas irrefutáveis de ameaça à sobrevivência, as Emoções Primárias normalmente dizem respeito à baixa auto-estima, insegurança, algum complexo íntimo...

Há quem diga que "atacar é a melhor defesa", entretanto, a questão que se coloca aqui é a avaliação se, de fato, está havendo um ataque ou se, pelo contrário, é a pessoa que se sente atacada. Normalmente as pessoas mais inseguras são aquelas que mais se sentem atacadas, humilhadas, ofendidas... sentir-se assim costuma ser uma postura do sujeito que representa sua realidade dessa forma. Muitas vezes o defeito está nele e não na realidade.

Nenhum comentário: