Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ataques de pânico são realmente inofensivos? O impacto cardiovascular do transtorno de pânico.

Objetivo: Estresse e depressão já são considerados fatores de risco para o desenvolvimento e o agravamento de doenças cardiovasculares. Os transtornos de ansiedade têm sido fortemente associados às cardiopatias nos últimos anos. O transtorno de pânico em cardiopatas representa um desafio em termos de diagnóstico e tratamento. Atualizar o leitor quanto ao status da associação entre transtornos de ansiedade, especialmente transtorno de pânico, e cardiopatias.

Método: Foi realizada uma busca nas bases de dados ISI e Medline, com as palavras-chave: "heart disease", "coronary disease", "anxiety", "panic disorder" e "autonomic function". Foram selecionados os artigos publicados a partir de 1998.

Discussão: O padrão autonômico encontrado em pacientes com transtorno de pânico, em particular a redução da variabilidade cardíaca, é apontado como o provável fator mediador do impacto cardiovascular do transtorno de pânico.

Conclusões: Apesar de a associação entre transtornos de ansiedade e doenças cardiovasculares estar atualmente bastante estabelecida, existe ainda diversas lacunas no estado atual do conhecimento. São recomendadas a terapia cognitivo-comportamental e a prática de exercícios físicos supervisionados como potenciais coadjuvantes na intervenção terapêutica.


Keywords: Doenças cardiovasculares; Ansiedade; Transtorno de pânico; Exercício; Terapia cognitiva.



Ataques de pânico são realmente inofensivos? O impacto cardiovascular do transtorno de pânico - Revista Brasileira de Psiquiatria [online]. 2009, vol.31, n.1, pp. 57-62

Nenhum comentário: