Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2009

Algumas Anotações

Exames de neuroimagens são realmente confiáveis? Pesquisadore sugerem que boa parte dos estudos de neurociência que utilizam ressonância magnética funcional pode estar comprometida por análises estatísticas inadequadas que alteram os resultados...

Cientistas estudam a relação dos adolescentes com telefones móveis para compreender o comportamento de grupos e desvendar novas regras de relacionamento entre pais e filhos.

Hormônio feminino interfere no processamento auditivo: o estrógeno. A conclusão vem de um estudo conduzido por neurocientistas da Universidade de Rochester, em New York.

A combinação de medicamento indutor do sono com curto período de terapia cognitivo comportamental produz bons resultados para o tratamento de pacientes portadores de insônia crônica, de acordo com estudo publicado no Journal of the American Medical Association.

Narcolepsia é aquela doença que é caracterizada por ataques súbitos e incontroláveis de sono que fazem a pessoa dormir em qualquer hora e lugar, é um distúrbio do sono que afeta uma em cada 2 mil pessoas. Todos os pacientes apresentam lesão em neurônios produtores de um "hormônio" chamado hipocretina, que é regulador do ciclo vigília-sono e estas lesões podem ser causadas por uma falha do sistema imunológico, que ataca o próprio tecido cerebral em algum momento da vida.

Nenhum comentário: