Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de maio de 2009

Saneamento Básico

Saneamento é um conjunto de medidas que tem como objetivos: Preservar as condições do meio ambiente, evitar a proliferação de doenças entre as pessoas e melhorar as condições de saúde pública. O saneamento básico é a parte onde estão incluídos o abastecimento de água e a disposição dos esgotos.

Doenças de Veiculação Hídrica (DVH) são aquelas provenientes da água que, por sua vez, atua como um “veículo transmissor”, levando agentes patogênicos (vírus e bactérias) do hospedeiro original para dentro do corpo de outra pessoa. Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, cerca de 80% das doenças que afetam a população tem origem justamente na água de qualidade ruim. São enfermidades como a febre tifóide, disenteria, cólera, diarréia, hepatite, leptospirose e giardíase.

Além da DVH, a água também pode transmitir doenças em razão da sua contaminação por grandes quantidades de substâncias tóxicas ou nocivas. Muitas vezes elas não são percebidas pelo gosto, pela aparência ou pelo cheiro, mas têm potencial para provocar epidemias e até a morte. Para que isso não aconteça, é preciso estar sempre atento à sua qualidade.

Nenhum comentário: