Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Sintomas de ataques cardíacos podem ser diferentes em mulheres.

Sintomas de ataques cardíacos são diferentes de acordo com o sexo.

A maioria das pessoas consegue identificar os sintomas clássicos de um ataque cardíaco: dores no peito, falta de ar, e uma forte dor no pescoço, costas, mandíbula e braços.

Mas pode haver uma divisão por gênero. Enquanto os sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa, estudos mostram que os homens têm maiores chances de demonstrar os sinais clássicos. As mulheres, muitas vezes, experimentam sintomas não tipicamente associados a ataques do coração, que podem aparecer semanas antes do evento verdadeiro - aquele conhecido pelos médicos como infarto agudo do miocárdio.

Alguns pesquisadores apontam que, até os anos 80, doenças do coração eram consideradas um problema masculino. Como resultado, muitos estudos focaram apenas em homens e desenharam uma imagem estreita dos sinais característicos.

Porém, num estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA, cientistas focaram em pacientes cardíacos femininos, num total de 515. Eles descobriram que, nas semanas anteriores aos ataques, 70% das pacientes relataram uma forte e inexplicável fadiga, 48% relataram distúrbios de sono, e pouco mais da metade teve falta de ar, indigestão e ansiedade. Durante o ataque, mais de 50% tiveram falta de ar e fraqueza, e um pouco mais da metade experimentou grande fadiga, suor frio abundante e vertigens. Outros estudos obtiveram resultados similares.

A Associação Americana do Coração diz que a dor no peito ainda é o aviso mais comum em ambos os sexos; e, embora os homens também possam apresentar sintomas "atípicos," as mulheres devem ficar especialmente atentas a eles.

Desta forma, as mulheres têm maiores chances de apresentar sintomas não clássicos de ataques cardíacos

Nenhum comentário: