Pesquisar este blog

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Três dietas diferentes

Dr. Atkins – dieta criada pelo médico americano que estimula o consumo de proteínas e gorduras, colocando os carboidratos como sendo verdadeiros vilões e afirmando que, sem açúcar, o organismo passa a queimar as gorduras acumuladas, não dá certo por conta de elevar os níveis de colesterol e riscos de males cardíacos. Além disso, por não estimular a ingestão de fibras, atrapalha o intestino e sobrecarrega os rins.

South Beach – criada por outro médico americano (sempre eles!), Arthur Agatson, é uma versão mais suave da do D. Atkins, recomendando carnes magras e azeite de oliva extravirgem. Mas a restrição de pães, frutas e derivados do leite é absoluta, no início, sendo liberada aos poucos mais adiante. Não dá certo por conta das características alimentares de cada povo, de cada país e por ser muito restritiva.

Tipo sangüíneo – criada pelo naturopata americano (viu?) Peter D’Adamo, sugere que cada tipo sangüíneo tem suas necessidades especiais de alimentos. Por exemplo, determinado tipo sangüíneo deveria priorizar carnes na alimentação. Não dá certo por conta de ser extremamente restritiva e gera abandono rapidamente. Além disso, não tem qualquer base científica: de onde ele tirou que tal tipo sangüíneo precisa de tal tipo de alimento? Sabe-se lá! É por causa da imaginação do autor…

Nenhum comentário: