Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Caminhada melhora a capacidade funcional em pacientes com doença arterial periférica.

Segundo um estudo publicado em 14 de janeiro no Journal of the American Medical Association, pela Dra. Mary M McDermott (Northwestern University, Chicago, IL) e colaboradores, pacientes com doença arterial periférica com ou sem claudicação intermitente podem beneficiar-se de exercício em esteira supervisionado e treinamento de resistência para membros inferiores.

Um grupo caminhou na esteira três vezes na semana, iniciando com 15 minutos e aumentando para 40 minutos no final da oitava semana mantendo até a 24ª semana. Outro grupo foi randomizado para realizar exercícios de membros inferiores três vezes por semana por 24 semanas, com exercícios de resistência. Ambos os grupos experimentaram melhoras na qualidade de vida.

A autora lembra que a maior parte dos pacientes com doença arterial periférica não apresenta sintomas clássicos de claudicação, sendo que o estudo demonstrou que independentemente da presença de sintomas, os pacientes que realizaram exercícios na esteira apresentaram melhora na qualidade de vida.

Nenhum comentário: