Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pirâmide Alimentar

Para uma alimentação saudável e equilibrada é necessário escolhermos alimentos variados, procurando fazer refeições que combinem diferentes porções de cereais, raízes, frutas, hortaliças, carnes, leite e ovos.
Nesta imagem, temos a Pirâmide Alimentar, um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação sobre como obter uma alimentação mais saudável.
Ela constitui um guia, onde você pode escolher os alimentos a consumir, dos quais pode obter todos os nutrientes necessários, e ao mesmo tempo, a quantidade certa de calorias para manter um peso adequado.

A pirâmide possui 4 níveis com 8 grandes grupos de produtos, de acordo com a sua participação relativa no total de calorias de uma dieta saudável. Os alimentos dispostos na base da pirâmide devem ter uma participação maior no total de calorias da sua alimentação, ao contrário dos alimentos dispostos no topo da pirâmide, que devem contribuir com a menor parte das calorias de toda a sua alimentação. Cada grupo de alimentos é fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo.

Nenhum comentário: