Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Síndrome Metabólica: resumo.

Os carboidratos são a fonte de açúcar da nossa alimentação – nossa maior fonte de energias. As substâncias que acompanham esses açúcares determinam seus efeitos no metabolismo. Quando sozinhos, como num refrigerante, eles são prejudiciais. Se forem provenientes de alimentos saudáveis, como o feijão, estarão junto a fibras, vitaminas, minerais e fitonutrientes.

Nesse caso, seus efeitos são benéficos e nos ajudam a emagrecer e a não engordar mais. Ingerido sozinho, o açúcar é prejudicial porque entra depressa na corrente sangüínea, iniciando uma cascata perigosa de moléculas que causam fome e aumento de peso. Por outro lado, quando está em boa companhia, ele ingressa na corrente sangüínea mais devagar, estabilizando o metabolismo.

Sempre que ingerimos açúcar, o pâncreas produz insulina. Sua função é ajudar o açúcar a chegar à célula. Quando ele as alcança, pode ser transformado em energia pelas mitocôndrias (organela intra-celular responsável pela produção de energia). O objetivo da insulina é auxiliar a usar o açúcar que ingerimos e, se ingerido em excesso, armazená-lo para uso futuro.

Consumindo pouco açúcar, o organismo produz insulina na quantidade certa para metabolizá-lo. No entanto, se houver muito açúcar na alimentação, podem acontecer problemas.

Com o passar do tempo pode acontecer resistência aos efeitos desse hormêonio e, assim, precisar de uma quantidade cada vez maior dele para fazer o mesmo trabalho. Essa é uma situação que causa graves conseqüêncais para a saúde e impacto direto na fome.

Quando há mais insulina do que açúcar no sangue, o organismo pede que a pessoa coma mais açúcar, para tentar alcançar algum equilíbrio. Mas a ingestão de açúcar faz com que o nível de insulina aumente ainda mais, o que intensifica a vontade de consumir esse alimento e, assim, o círculo vicioso se mantém. Enquanto isso, todo o excesso de açúcar está sendo armazenado na forma de gordura, reduzindo a taxa de metabolismo e provocando doenças.

Este é o estado conhecido como Síndrome Metabólica, Síndrome de Resistência à Insulina ou Síndrome X.

Nenhum comentário: