Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Pilates



Como qualquer nova modalidade que aparece no mercado, logo surgem suas variações visando adequar métodos e facilitar o acesso.

Assim também aconteceu com o Pilates. Por se tratar de uma técnica personalizada e que requer equipamento especializado, poucas pessoas podiam se dar ao luxo de usufruir dos benefícios do método.

Surgiram assim variações que, segundo especialistas, apresentam os mesmos resultados e por oferecer possibilidades diferentes para cada exercício, permitem que pessoas de todo tipo possam praticá-lo.

O Pilates produz benefícios para as articulações (casos de artrose), previne a osteoporose protegendo a estrutura óssea e não causa lesões porque os exercícios são realizados sem impacto.

Muitos são os acessórios para substituir os aparelhos de Pilates. Conheçam alguns:

- na água: pode-se usar flutuadores (espaguetes). Você conseguirá realizar movimentos com os princípios do Pilates, mas mais amplos sem forçar as articulações, nem abandonar o trabalho intenso no abdominal;

- no solo: trabalho que utiliza o peso do corpo e a ajuda da gravidade para acrescentar intensidade e esforço aos movimentos. Alguns exercícios são exclusivos do Mat Pilates (Pilates solo) e outros são adaptações dos movimentos nos equipamentos;

- medicine ball: utilizada para dificultar e dar instabilidade aos movimentos com as mãos apoiadas no solo, é também utilizada atrás da coxa ou sob os pés para fazer abdominais;

- faixas elásticas: facilitam o trabalho de alongamento e fortalecimento de músculos do corpo todo;

- bolas grandes: equipamento utilizado para trabalhar equilíbrio e força, ao mesmo tempo em que alonga e relaxa o corpo.

Além de equipamentos podemos trabalhar o método Pilates de diferentes formas:

- Em forma de circuito: esta aula visa experimentar e vivenciar a utilização dos equipamentos, ou somente variações de exercícios no solo, com repertório do básico ao avançado.

- Em forma coreografada: aula no solo que oferece uma maneira descontraída e divertida. Ao mesmo tempo fluida e dançada, conduzida por músicas coordenadas que inspiram o movimento, unindo a tradição com a evolução.

- Aulas específicas para a terceira idade: utiliza alguns equipamentos, em especial os bastões, rolos de espuma e faixas elásticas.

Com tantas variações o segredo para que o Pilates cumpra sua verdadeira missão é realizar o máximo de esforço sob supervisão adequada e com consciência corporal. A respiração é fundamental para o bom desenvolvimento da técnica. Os movimentos e contrações musculares devem ser feitos com consciência para que as posturas sejam executadas corretamente.

Nenhum comentário: