Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Endometriose




A cada menstruação, há uma renovação da camada de tecido que reveste o útero, o endométrio. A endometriose ocorre quando o endométrio atinge outras áreas da pelve, como ovários, intestinos e bexiga.

A doença afeta uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva.

Em geral, os primeiros sintomas da endometriose são cólicas muito intensas e progressivas, ou seja, cada vez piores a cada menstruação. A dor ocorre, em geral, na parte inferior do adbome e pode causar desconforto nas relações sexuais.

Se a endometriose estiver localizada na bexiga ou no intestino, pode causar sintomas urinários ou intestinais durante a menstruação, como por exemplo, dor ao urinar, ou diarréia.

Dores mais itensas podem levar a problemas como cansaço, perda do sono, alterações de humor, depressão, tensão pré-menstrual e dor lombar.

O diagnóstico só pode ser feito por meio da laparoscopia, quando o ginecologista faz um corte na barriga e, com uma câmera inserida pelo umbigo, faz uma biópsia.

Tratamentos hormonais para supensão da menstruação até por seis meses.

Alguns casos exigem intervenção cirúrgica, que pode compreender desde a cauterização de minúsculos focos da doença até a retirada do útero e dos ovários.

A endometriose não é uma doença transmissível e não tem prevenção.

fonte: Associação Brasileira de Endometriose.

Nenhum comentário: