Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

DST: Gonorréia... algumas informações



Esta imagem, meio chocante, faz parte de uma campanha publicitária francesa, para alertar sobre os riscos do "sexo inseguro", sem preservativos ou com múltiplos parceiros(as).

Várias doenças continuam por aí, a solta, atacando pessoas que ainda não entenderam os riscos de sexualidade sem responsabilidade.

Temos assistido a um crescente número de casos de uma doença sexualmente transmissível que tinha diminuído há vários anos: a gonorréia.

Ela se caracteriza por uma secreção abundante na cor amarelo-esverdeada na uretra masculina, ou vaginal, acompanhada de um ardor e queimação durante as urina.

A blenorragia, ou gonorréia, é transmitida pelo sexo em todas as situações - oral, vaginal, anal -, e estudos demonstraram que os pacientes portadores do vírus da AIDS são responsáveis por 45% dos casos de transmissão do gonococo, notando-se uma grande associação entre as duas doenças.

Se não tratada adequadamente, a gonorréia pode causar danos permanentes na uretra do homem, sendo o estreitamento uretral, a pior.

Ela gera uma área de inflamação, colonizada por outras bactérias locais. Nosso organismo, num ato de defesa e reparação, envia células de reconstrução do tecido. Esta defesa acaba causando uma cicatrização que, dentro de uma estrutura tubular como a uretra, leva ao fechamento progressivo, denominado estenose do canal uretral.

No homem, a inflamação pode atingir a próstata, os epidídimos e os testículos. Na mulher, o gonococo pode causar também infecção no canal cervical do útero e trompas, chegando a atingir a cavidade peritoneal, nos casos mais graves.

O tratamento da gonorréia ou blenorragia é bastante fácil se ela estiver na fase inicial. Assim que o agente infeccioso é exterminado, ela não causa maiores problemas.

Portanto, a consulta ao seu médico deve ser o mais rápido possível. Serão necessários exames da secreção para identificar o agente, como também realizar os testes sangüíneos para afastar a possibilidade de ter-se contraído o HIV conjuntamente (ainda mais isso!).

O uso de preservativos nas relações sexuais é a principal recomendação que podemos dar no sentido de prevenção da contaminação não só desta como das demais DSTs.

Vale ressaltar que a gonorréia pode ser transmitida pelo sexo oral, situação na qual raramente os homens e as mulheres se previnem, acreditando que estão livres de contrair doenças sexualmente transmissíveis por esta via.

Nenhum comentário: