Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

CATARATA



O cristalino é uma estrutura ocular na forma de uma lente transparente, que aumenta ou diminui seu diâmetro com o fim de enfocar a imagem do objeto externo na retina. Quando o cristalino sofre alterações em sua transparência, acaba produzindo o que é conhecido como "catarata", dificultando a visão normal.

Classificação

Podemos classificar as cataratas de acordo com a sua origem, conforme o seguinte:

a) Catarata congênita: A catarata congênita é uma opacidade do cristalino que se detecta durante o primeiro ano de vida da criança. É uma das anomalias do olho mais freqüentes e, por isso, se trata de uma importante causa de cegueira se o diagnóstico não for feito cedo. A maioria destas não progride.

b) Cataratas adquiridas: Dentro deste tipo podemos destacar as "cataratas senis". Mais do que 25% das pessoas entre os 65 e 75 anos de idade apresentam opacidade do cristalino, geralmente bilateral. Entre as causas conhecidas, além do fator da idade devem ser agregadas a diabete e a hipertensão arterial.

As "cataratas senis" têm estados evolutivos que ocasionam alterações visuais progressivas, culminando na cegueira se não forem tratadas. Existem outros tipos de cataratas, como as produzidas por traumatismos no globo ocular, cuja opacidade aparece num período de algumas semanas. Também se incluem as cataratas associadas a doenças metabólicas, como a diabete, e ao uso prolongado de corticóides

Tratamento

A cirurgia é indicada quando a pessoa não pode mais realizar suas atividades habituais. O procedimento consiste em extrair parcial ou totalmente o cristalino.

A correção da visão após a cirurgia pode ser realizada com:

- Óculos: não se consegue a boa visão pela magnificação das imagens, a redução do campo visual e das imagens fantasmas ao redor do campo visual.

- Lentes de contato: a visão melhora notavelmente, mas os idosos encontram certas dificuldades na sua utilização. A possibilidade de inserir, durante o mesmo ato cirúrgico, uma lente intra-ocular no lugar ocupado pelo cristalino, tem melhorado notavelmente os resultados da cirurgia, obtendo-se uma visão similar à do olho normal.

Nenhum comentário: