Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Dermatomiosite



A dermatomiosite é uma doença muscular adquirida rara que é acompanhada por lesões de pele. É uma das doenças de um grupo de doenças musculares chamadas de miopatias inflamatórias.

Caracterizada por fraqueza muscular proximal e uma característica erupção cutânea quimicamente induzida. A doença ocorre com freqüência aproximadamente igual em crianças e adultos.

As lesões de pele, normalmente tomam a forma de uma erupção arroxeada envolvendo nariz, bochechas, testa, parte superior do tronco e braços. A doença está associada com uma microangiopatia intramuscular (lesões de vasos sangüínos)e mediadaa por complemento (componente imunológico do sangue), levando a perda de capilares, isquemia (falta de oxigenação) muscular, necrose de fibras musculares e atrofia perifascicular (em volta dos conjuntos de fibras musculares).

A forma infantil desta doença tende a evoluir a uma vasculite (inflamação vascular) sistêmica. A dermatomiosite pode ocorrer em associação com neoplasias malignas.

A dermatomiosite pode afetar pessoas de qualquer raça, idade, embora seja duas vezes mais comum em mulheres que em homens. A doença se inicia em geral entre 50 e 70 anos.

Em muitos pacientes, o primeiro sinal de dermatomiosite é a presença de lesões de pele que coçam e queimam, sem outros sintomas;

- Placas vermelhas ou roxas (violáceas), principalmente nas áreas expostas ao Sol.
- Pálpebras violáceas, que são descritas como heliotropo, pois são semelhantes à flor do heliotropo.
- Manchas violáceas um pouco elevadas nas elevações ósseas, principalmente nas mãos, que são chamadas de pápulas de Gottron.
- Cutículas rachadas e vasos proeminentes nas pregas das unhas
- Descamação no couro cabeludo e cabelos finos podem ocorrer. Menos comumente pode haver poiquilodermia, isto é, a pele se torna atrofiada (branca, fina), vermelha (com vasos dilatados) e acastanhada (manchas que ocorrem após a inflamação).

3 comentários:

Anônimo disse...

drº eu tem um primo que 4 anos de idade doença tem deixado nossa minha familia em grande angústia e hoje ele esta internado com febre vómito e sendo muito dificil.

ulisses disse...

doutor tenho a dermatomiosite a um ano, os médicos disseram que por enquanto não poderei voltar a trabalhar, seria caso de aposentadoria, essa doença me dar esse direito?

Carlos Alberto Rey disse...

Se seus médicos lhe disseram que "por enquanto" você não pode trabalhar, já lhe deram demonstração de que as crises são transitórias e não incapacitantes...