Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Consumo de cigarro light prejudica as funções microvasculares coronarianas tanto quanto consumo de cigarro comum!

O tabaco é o fator de risco mais prevalente e evitável para doenças cardiovasculares.

Espera-se que o uso de cigarros com baixo teor de nicotina e alcatrão (cigarros light) seja menos prejudicial que o consumo de cigarros comuns.

Um estudo do periódico Heart comparou efeitos crônicos e agudos de cigarros light e comuns sobre a velocidade do fluxo de reserva coronariano (CFVR).

Cada fumante foi submetido a ecocardiograma, incluindo medida do CFVR, após 12 horas de jejum e sem fumar.

Dois dias depois, cada um fumou 2 cigarros numa sala fechada por 15 minutos e, 20-30 minutos após, fez-se ecocardiograma.

Um grupo de indivíduos saudáveis não fumantes serviu de controle. Segundo os resultados, os valores de CFVR médios foram similares entre usuários de cigarros light e comuns e, significativamente, menores que os controles.

O consumo de 2 cigarros light reduziu agudamente a CFVR de 2,68 para 2,05, e o consumo de 2 cigarros comuns reduziu de 2,65 para 2,18, segundo um teste t (p=0,001).

Portanto, fumar cigarros com baixo teor de nicotina e alcatrão afeta a CFVR com a mesma gravidade que fumar cigarros comuns.

Os valores de CVFR são similares entre usuários de cigarros light e comuns e significativamente menores do que nos controles.

Nenhum comentário: