Pesquisar este blog

sábado, 17 de março de 2007

ANEMIAS

Falar em anemia é falar em diminuição de hemoglobina no sangue: a palavra anemia, que deriva do grego, significa an=privação, falta, ehaima=sangue.
Mas o que vem a ser hemoglobina?
Hemoglobina é o pigmento do sangue que tem a função vital de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos; é a hemoglobina que dá a cor aos glóbulos vermelhos - os eritrócitos.Científicamente, diz-se que há anemia quando a concentração da hemoglobina sanguínea fica abaixo dos níveis ditos normais, que foram assim definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS):
· para homens-13g/dl,· para mulheres-12g/dl e · para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos-11g/dl (sendo g=grama e dl=decilitro).
Apesar de possuir um conjunto de sintomas e de sinais próprios que permitem diagnosticá-la, a anemia não é uma doença, mas uma síndrome (conjunto de sinais e sintomas), podendo decorrer de uma extensa lista de causas. Anemia é a síndrome crônica de maior freqüência em medicina clínica.
Classificação das anemias
A anemia pode ser crônica ou aguda.
Na anemia aguda (perda súbita de sangue), a diminuição de volume do sangue no sistema circulatório é mais importante do que a própia hemorragia. A perda de até 10% do volume sangüíneo, como o que ocorre numa doação de sangue, é bem tolerada. Perdas de mais de 10% até 20% causam:
· hipotensão postural (queda de pressão do paciente, quando fica em pé),· tonturas e desmaios.
Nas perdas acima de 20% há:
· taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), · extremidades frias (por exemplo, pés e mãos frios), · palidez externa,· hipotensão e, depois, · choque.
Se a perda ultrapassar 30%, sem reposição imediata de líquidos intravenosos (do interior dos vasos), o choque torna-se rapidamente irreversível e mortal.
Na anemia crônica não há baixa de volume sanguíneo, pois esse é compensado pelo aumento do volume plasmático (plasma é conteúdo líquido do sangue). A falta de hemoglobina vem, em geral, acompanhada de diminuição de eritrócitos - as células que a contêm - o que provoca o descoramento do sangue, com palidez do paciente e falta de oxigênio em todos os órgãos, com os sinais clínicos decorrentes (descritos já, aproximadamente, em 400 a.c., por Hipócrates, como palidez e fraqueza devem-se à corrupção de sangue).
O sistema nervoso central (cérebro, cerebelo), o coração e a massa muscular são os órgãos mais afetados, pois são os que mais necessitam oxigênio para suas funções. A sintomatologia (conjunto de sintomas) aumenta com o acréscimo de atividade física, pois essa consome mais oxigênio.
Quando a hemoglobina está entre 9 e 11g/dl há:
· irritabilidade, · cefaléia (dor de cabeça), e · astenia (fraqueza) psíquica.
Nos velhos há fadiga, podendo ocorrer dores anginosas (dor cardíaca devido ao baixo fluxo de oxigênio no músculo cardíaco). Com hemoglobina abaixo de 6g/dl, a sintomatologia está presente mesmo em atividades sedentárias e, se abaixo de 3,5g/dl, a insuficiência cardíaca é iminente e toda a atividade é impossível.
As queixas espontâneas dos pacientes, entretanto, são menos exuberantes que a descrição: instintivamente e sem se aperceberem, diminuem progressivamente a atividade física até níveis assintomáticos, e relatando nada sentir.
Diagnóstico
O hemograma é o exame fundamental para o diagnóstico da anemia. É feito, atualmente, em contadores eletrônicos de grande velocidade e precisão. Um médico laboratorista clínico experiente, de posse dos dados de um hemograma, pode diagnosticar:
· a doença que provoca a anemia e· o mecanismo de produção desta anemia.
Citamos como exemplo dois casos comuns do mecanismo:
· Produção inadequada de hemoglobina seja por falta de ferro ou por defeitogenético nessa produção; nesse caso o hemograma evidencia a presença de eritrócitos menores que o normal (microcitose), por lhes faltar conteúdo.
· Inibição da proliferação dos eritrócitos, como na falta de vitamina B12 no uso de medicações antiblásticas (usadas no tratamento do câncer) ou em algumas doenças próprias da medula óssea; nesse caso o hemograma mostra eritrócitos com volume médio superior ao normal (macrocitose).
O hemograma caracteriza-se por não ser esclarecedor em casos de anemia que acompanham doenças crônicas, infecciosas, reumáticas, renais, endócrinas. Para estudar a anemia é preciso recorrer aos sinais clínicos das doenças e os resultados dos exames de cada uma delas.
Tipos de Anemia
Nos próximos artigos apresentaremos a descrição das anemias mais freqüentes e/ou de particular importância tanto médica como social. São elas:
· Anemia da carência de ferro (ferropênica).· Anemia das carências de Vitaminas B12 (perniciosa) e de ácido fólico.· Anemia das doenças crônicas.· Anemias por defeitos genéticos: anemia de células falciformes; talassemias esferocitose; deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase (favismo).· Anemias por agressão periférica aos eritrócitos: malária, anemias hemolíticas imunológicas, por fragmentação dos eritrócitos.· Anemias decorrentes de doenças de medula óssea: aplástica; leucemias e tumores na medula.

Nenhum comentário: